PRINCIPAIS TIPOS DE DORES

Informe-se sobre as variedades mais importantes de dores crônicas

Dr. Carlos Marcelo de Barros - PhD, FIPP

Permita que eu me apresente para que você conheça a minha trajetória e entenda os motivos que me fazem buscar um Brasil sem dor.

Comecei a minha caminhada pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, FCM/MG, com a graduação em medicina. Realizei especializações em anestesiologia, medicina paliativa e dor, esta última onde encontrei meu propósito de vida.

Adquiri titulações como a Fellow of Interventional Pain Practice pela WIP - World Institute of Pain (FIPP) e o doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Alfenas.

Construí experiência como Coordenador da pós-graduação em Dor do Hospital Albert Einstein (2018-2021) e como Coordenador da Comissão de Residência Médica (2012-2019) e Diretor Clínico (2013-2021) da Santa Casa de Alfenas.

Meu anseio por novos desafios e conhecimentos me proporcionou participar como Editor Chefe do “Tratado de Dor Oncológica” (2019) e como Coeditor do “Tratado de Dor Neuropática” (2021), ambos pela Editora Atheneu.

Hoje contribuo como Diretor Científico do sinpain e como Professor de Anestesiologia, Dor e Cuidados Paliativos na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alfenas. Em 2023, fui eleito Presidente da Sociedade Brasileira para Estudos da Dor – SBED (2024-2025).

CRM/MG: 39.448 | Anestesiologia - RQE: 16.085 | Dor – RQE: 42.108 | Medicina Paliativa – RQE: 47.014

Dr. Carlos Marcelo

BLOG

Confira os posts mais recentes do blog

Diabetes e Dor Crônica: cuidar é prevenir complicações

14/11/2025

O diabetes é uma doença silenciosa, mas seus efeitos podem se tornar dolorosamente evidentes com o tempo. Um dos mais frequentes, e menos reconhecidos, é o surgimento da dor crônica, especialmente nos membros inferiores.

Reumatismo dói. Mas não precisa ser para sempre.

23/10/2025

As doenças reumáticas afetam milhões de pessoas em todo o mundo e estão entre as principais causas de dor crônica. Elas não comprometem apenas articulações, músculos e ossos, mas também podem impactar órgãos internos, limitando a mobilidade e a qualidade de vida.

Dia Mundial de Combate à Dor: Um olhar de cuidado e atenção especial

17/10/2025

A dor é uma experiência universal. Todos nós, em algum momento da vida, já a sentimos. Mas quando ela deixa de ser passageira e se torna constante, deixa de ser apenas um sintoma e passa a impactar profundamente a mente, as emoções, os relacionamentos e a qualidade de vida.

Design by: eWorld